CORREÇÃO: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

Você sabe a diferença entre Correção e Repreensão?

O Senhor tem me levado a refletir muito sobre esse tema: a correção. Depois de muitos anos de liderança de louvor, aprendi que as pessoas tem medo de ser corrigidas e tem temor de quem as corrige (pastores, líderes e autoridades). Nós brasileiros temos uma mania de colocar um peso negativo sobre esta palavra, nossa cultura nos ensinou assim. Precisamos refletir um pouquinho mais sobre o assunto para que a luz da Palavra possa trazer mudança em nós.

Em primeiro lugar, se fosse uma coisa tão ruim assim, a Palavra de Deus não nos exortaria a receber a correção:

“Ouve o conselho, e RECEBE A CORREÇÃO, para que no fim sejais SÁBIOS”. Provérbios 19:20

Acredito que somente pessoas muito sábias (ou seja, pessoas que conhecem a Palavra de Deus) entendem que a correção é uma coisa boa e não ruim, ve-se isso pelo autor do livro de Provérbios, Salomão, que foi o homem mais sábio que já pisou a terra. Ele escreveu vários ensinamentos a seu filho no livro de Provérbios pois não queria que seu filho sofresse em certas áreas como ele sofreu. Ele amava seu filho, por isso o advertiu a receber a correção pois ela lhe traria sabedoria. A correção sempre virá de quem se importa, de quem ama, de quem se preocupa. Uso sempre a analogia da mãe e do filho: quando a mãe corrige o filho, ela o faz porque o ama ou porque o odeia??? Quem compreende o amor, compreende a correção, pois ambos estão inteiramente ligados. Deus é amor. Se lermos a Bíblia perderemos a conta de quantas vezes Ele corrigiu Seus servos. Tudo foi por amor.

Procurei no dicionário o significado da palavra “correção” e encontrei o seguinte: modificação levada a efeito numa obra para melhorá-la, retificação do que está errado ou imperfeito, aperfeiçoamento, perfeição. Utilizando nossa inteligência natural, podemos reparar que a palavra aperfeiçoamento é uma coisa muito boa. Quem não quer se aperfeiçoar em alguma coisa? Seja na igreja, no nosso trabalho, em casa, com amigos, a correção nos faz crescer. Dizem por aí que aprendemos caindo, e isso é uma verdade. Mas, às vezes, cair para aprender é meio doloroso, então por que não aprender apenas ouvindo as palavras de correção de alguém que já caiu antes que você e agora transmite uma sabedoria? Pense a respeito disso…

A Palavra de Deus vai ainda mais longe:

“Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz, e as REPREENSÕES DA CORREÇÃO SÃO O CAMINHO DA VIDA”. Provérbios 6:23

A palavra repreensão é ainda mais forte que a palavra correção, e nesse versículo Salomão une as duas palavras para dizer que elas são o caminho da vida! Ser repreendido por alguém é mais impactante do que ser corrigido por alguém. A repreensão vem geralmente com um tom de voz mais agressivo e nesse caso a nossa reação é de ficar em posição de defesa e começar a discutir com a pessoa que nos repreendeu, em muitos casos acontecem até brigas, mas a Bíblia nos adverte a recebê-la para permanecer no caminho da vida, e o que é o caminho da vida? É aquilo que traz conhecimento, cresimento, prosperidade, saúde etc.

Na maioria das vezes a repreensão vem quando alguém extrapola no comportamento ou na atitude. Ninguém explode à toa, ninguém fica agressivo à toa, principalmente na igreja. Se você algum dia já recebeu uma repreensão de correção foi porque você (com certeza) levou aquela pessoa quase no limite e ela teve de responder à sua ação “extrapoladora” de uma maneira mais enfática, mais dura. Já vi isso acontecendo várias vezes na igreja com pessoas baderneiras. Deus sabe que somos humanos e passivos de erros, por isso colocou na Bíblia que a repreensão também deve ser recebida, pois mesmo que não sendo transmitida da melhor maneira (às vezes, aos gritos), dela ainda podemos colher bons frutos. Quem corrige com repreensão são pessoas que cuidam da obra, de ministérios, de ovelhas e sabem que uma atitude “desgovernada”  de alguém pode trazer seríssimos problemas para o corpo como um todo, por isso reage dessa forma. É lógico que com o Espírito de Deus que habita em nós, logo a pessoa reconhecerá que poderia ter corrigido de outra forma e pedirá perdão. Mas lembre-se: você também deve pedir perdão a essa pessoa por ter agido de forma incorreta, mas independente de como você receber a repreensão ou a correção, lembre-se que a Palavra sempre ficará do lado de quem corrige e nunca de quem erra, pois quem vive no erro, tende a errar cada vez mais e o que aceita a correção cresce e não erra mais! Assim podemos subir um pouco mais até atingirmos a estatura de Cristo, que nunca precisou ser corrigido, pois nunca errou!

 

 

Tenha em mente esses pensamentos e mude suas atitudes e pensamentos com relação à correção. Quem AMA, corrige! Quem recebe a correção, CRESCE!

Por Bianca Palomo Felippe – Líder do Ministério de Louvor Deus Revelado

Publicado em by deusrevelado Publicado em BLOG IDR, ESTUDOS BÍBLICOS

Deixe seu Comentário